|
[font=Georgia]Já vi no orkut, já vi em fóruns, alguns autores e leitores reclamando quanto à qualidade dos trabalhos chamados fanfictions. Eu sou vez por outra beta reader em alguns sites. E sou uma leitora compulsiva também. Ultimamente ando até com medo de deixar reviews em algumas obras, pois sinceramente, meu review seria uma coletânea de coisas a melhorar. Leio fanfictions em locais como o anime spiritis, o Nyah, Pandora Box, o indefectível fanfiction net, lia no XY² e ainda leio em fóruns. Comecei a ler no Saint Seiya Dreams há dois anos, onde tudo começou, por sinal. Alguns possuem moderação prévia de fanfics, como é o caso do Pandora Box, o que traz vantagens e desvantagens. Outros são bem mais livres e deixam o autor postar praticamente qualquer coisa. O problema é que há coisas que, falando francamente, de fanfiction quase nada possuem. Há pessoas que tem horror ao fanfiction net por acharem que há muito yaoi lá. Há pessoas que tem horror ao nyah fanfiction ao ler certas coisas. Disse-me uma amiga de fórum de fanfics que o Nyah tem ótima proposta, mas que postar por lá também é deixar seu texto, por vezes bom, numa enxurrada de coisas “cometidas” que fariam alguém com o mínimo de conhecimento de português e estrutura narrativa ter rodopios de desgosto. Essas mesmas as palavras que ela usou. Não sou crítica literária, mas sei reconhecer um texto de relativa qualidade e outro sem qualidade alguma. Sinto-me numa área de garimpo. Há excelentes textos, e há péssimos textos como li há pouco tempo no no fanfiction net. A suposta fanfiction não possuia sequer letras maiúsculas para indicar início ou fins de frase. Não possuía, ponto, nem vírgula, nem travessão, nem coisa alguma. Era um amontoado de palavras. Simples assim... Eu sou associada do Nyah Fanfiction e muito o aprecio e, tal como outros sites, o volume de coisas insensatas postadas lá é incrível. Não é porque a participação é gratuita que precisa virar depósito de lixo. Se minhas palavras parecerem ofensivas a muitos, peço desculpas, não sou boa com floreios, muito menos em deixar passar qualquer coisa sob o argumento que se trata de ficwriters iniciantes. Iniciantes todos fomos um dia. Não ter coragem sequer de ler duas vezes o texto para tirar erros absurdamente claros e inserir sinais de pontuação não é questão de ser iniciante, é de preguiça e falta de consideração mesmo. Apresentar um frankenstein de retalhos sem pé nem cabeça como fanfiction, para mim, é desrespeito ao último grau. E não é apenas com o leitor. É com o próprio autor que tem coragem de postar uma mistura de palavras quase sem sentido como se fosse alguma obra que merecesse ser lida. Sinto muito, mas meu tempo é escasso e para ler reprodução de rpg em msn como se fosse fanfiction, não dá, a menos que se crie uma categoria só para isso. Pior que sei que há regras quanto a isso, mas parece que as pessoas só se importam em anunciar que postaram alguma coisa... Posso parecer meio hitlerista quanto a isso, no entanto,acho que o português é imprescindível para uma fanfiction que mereça tal nome. Se alguns não sabem como fazer, que utilizem os beta readers! Linguagem de internet é algo que abomino a não ser em caso de o autor citar uma papo entre os personagens pois se eu quisesse ler textos com "qd, vc, tbem" e não sei mais quantos emoticons, não procuraria um site de fanfiction mas bateria papo no msn. Escrever dá trabalho. Pode ser diversão, mas precisa do mínimo de qualidade. Não é possível que alguém não consiga escrever um texto sem emoticons e linguagem de internet. Vão me desculpar, mas não acho que idade seja fator preponderante para isso. Há autores de treze anos com mais capacidade de expressão e bons plots que muita gente de mais anos de vida. Não é a idade, é o capricho, a determinação, o cuidado. Posso estar sendo insuportável, mas o fato é que me é bastante desagradável ler coisas por vezes ininteligíveis. Sem falar na crise de lemon automático que ronda várias fanfictions, ou seja, uma linha de texto e os personagens já estão no meio de relações sexuais. Nada contra PWP, apenas que indiquem de uma vez que se trata de um devaneio sobre sexo sem maiores histórias do autor ou autora e não de uma história propriamente dita. Há algumas postagens que são cópias de papos no msn... Uma pena para não dizer absurdo. Desejo sexual todo mundo, em tese, tem, agora postar como história são outros quinhentos. E que seja imprescindível que se avise que não é história coisa alguma, mas uma série de linhas com o único intuito de jogar homens e mulheres, heterossexuais, homossexuais ou o que seja numa relação sexual. Nesse ponto, não há distinção quanto aos fanfictions hétero ou homossexuais. Não espero que compartilhem de minha visão, cada um tem a sua, estou sujeita às críticas como os demais e já recebi várias, não sou nem quero ser perfeita, no entanto, se os sites especializados querem ser algo mais que depósito de fanfictions e querem gerar ganhos aos seus usuários como local de aprendizagem e interação, há que haver um cuidado maior dos próprios usuários com o que postam e com os reviews que enviam. Elogiar algo que não merece elogio não é ser bonzinho, é ser hipócrita. É incentivar a perpetuação de enganos e mentiras. Há ficwriters que se defendem assim: “ah, eu recebi vários reviews.” Pode até ser. Agora, um review dizendo: legal, continua, fofinho, não é bem um review, é um atestado de que o leitor apenas ficou sem graça de dizer algo que prestasse sobre o texto. Para proferir palavras inúteis, é melhor não dizê-las. Incentivar bons autores melhora a qualidade de todos os fandoms. Criticar construtivamente também exige talento e conhecimento de quem lê. Talvez a crise seja geral, não apenas dos autores, como dos leitores também. E me perdoem o desabafo, mas é algo que vejo muitos discutirem e quis trazer também para este fórum, pois sei que há muita gente aqui que gosta de ler e também de escrever fanfiction.[/font]